**O que é o Laudo Ergonômico?
No que diz respeito à segurança do trabalho, muitos documentos são necessários para o pleno funcionamento de uma organização. Isso ocorre nos mais diversos ramos, havendo sempre a preocupação central com a segurança do colaborador e da empresa como um todo.
Um desses documentos imprescindíveis para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável é o Laudo Ergonômico. Embora seja confundido, muitas vezes, com outros tipos de documento, ele possui características singulares que o diferenciam dos demais.
O Laudo Ergonômico é um tipo de documento expedido para atestar as condições ergonômicas de alguma atividade específica da organização. Ele tem como objetivo o estabelecimento de parâmetros para a adaptação das condições de trabalho, permitindo documentar e sistematizar a realização de um procedimento específico, garantindo segurança jurídica e operacional à empresa.
No geral, é uma resposta a uma ou mais questões ergonômicas de determinada condição do seu respectivo posto de trabalho. Mas, também, é um poderoso instrumento de controle de segurança, saúde e bem-estar laboral.
** Laudo Ergonômico x Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
A principal diferença entre os dois documentos é em relação a abrangência de cada um. A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) tem como objetivo observar, avaliar e analisar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, os sistemas e a organização do trabalho.
*Já o Laudo Ergonômico, é um documento emitido como resposta à uma ou mais questões ergonômicas relativas à uma condição específica de trabalho em um determinado posto. Por exemplo: pode ser solicitado por um juiz em uma ação trabalhista. Não necessita percorrer todos os itens relacionados a AET, mas normalmente deverá “responder” aos questionamentos ergonômicos levantados acerca daquele posto.
**A Norma Regulamentadora 17, NR 17 ou norma da ergonomia, orienta a execução tanto do Laudo como da AET.
**Tipos de Laudo Ergonômico
Existem três tipos de laudo ergonômico conhecidos, que podem ser definidos conforme seus objetivos específicos. São eles:Laudo Ergonômico do Objeto
Laudo Ergonômico do Posto de Trabalho
Laudo Ergonômico Funcional
Esses três tipos são parte importante da elaboração do que é chamado de Laudo Consciente, que considera a ergonomia um fenômeno importante presente no dia a dia das pessoas, prevenindo riscos das mais variadas naturezas.
**Como elaborar o Laudo Ergonômico
Vimos acima a definição de um Laudo, bem como seu objetivo. Agora, mostraremos de forma mais detalhada como funciona a elaboração desse tipo de documento e o que de fato ele avalia.
**Condições organizacionais do trabalho: pressão por metas, rotinas operacionais, diminuição do desgaste físico, organização das atividades, frustração com metas divergentes.
Condições ambientais: temperatura, vento, luminosidade, ruído e umidade do ar.
Condições físicas do posto de trabalho: biomecânica corporal envolvida no desempenho da tarefa, postura, dimensionamento dos equipamentos e mobiliários, entre outros.
**Quem elabora e assina
O principal aspecto a ser considerado sobre um profissional que poderá elaborar e assinar um Laudo Ergonômico é o conhecimento profundo em ergonomia, uma vez que medidas consequentes desse instrumento impactarão diretamente na saúde e na segurança das pessoas.Sendo assim, podem elaborar o laudo ergonômico os seguintes profissionais, desde que tenham especialização e habilitação em ergonomia: médicos do trabalho, educadores físicos e fisioterapeutas